sexta-feira, 27 de abril de 2012

PERFEIÇÃO

Sempre pensei na palavra “perfeição”, no nosso amigo Wikpédia essa palavra é denominada da seguinte maneira: “ (do latim perfectione) caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Designa uma circunstância que não possa ser melhorada ainda mais e mais.” Mas reflito sobre uma perfeição um tanto quanto não perfeita por assim dizer. Um envolvimento “perfeito” no qual se pode reunir muitas qualidades e os defeitos serem amenizados ou até mesmo sucumbidos a todas as qualidades reunidas, então neste caso não seria a perfeição, mas será que poderíamos chamar de quase perfeição? Enfim, sempre pensei que um relacionamento entre duas pessoas, amigos, amantes, namorados, marido e mulher, pais e filhos, bicho de estimação e seus donos enfim, qualquer relação da qual deve haver trocas e reciprocidade pode sim ser perfeitos em momentos. 

Que delírios são esses, você deve estar perguntando, são delírios de alguém que acredita que podemos sim reunir duas culturas, dois seres que tem pensamentos e vontades diferentes, ou então situações destoantes que podem comungar em um mesmo caminho harmonioso. Tudo bem, vou tentar me explicar melhor! 

Os seres podem se relacionar mesmos estes sendo de “tribos” diferentes, imagine a seguinte situação, João e Maria (tudo bem, confesso que não fui bem criativa nos nomes) um casal de namorados que viveram em mundos diferentes, talvez não tão destoantes assim, apenas alguns pontos como religião ou criação financeira, porém alguns pontos em comum como carácter e metas, desta forma João é uma pessoa mais calada, um tanto quanto introvertida e Maria pode se dizer uma pessoa interativa, apesar de pontos destoantes podem sim se apaixonar e conviver, pois além do respeito ambos estão oferecendo qualidade nos momentos juntos dos quais podem amenizar ou até mesmo ofuscar os “defeitos” que ambos vêem um no outro. Porque “defeitos que ambos vêem um no outro”? Pelo simples fato que, o que pode ser um defeito para mim não é um defeito para você! Em um exemplo claro, não sou fanática com futebol, uma pessoa fanática do tipo que se envolve ao ponto de deixar finais de semanas com a família para ver seu time preferido SEMPRE que este joga, é um defeito para mim, o que não significa para uma “Maria” que também é fanática com futebol e assim acompanha o seu João. Desta forma podemos entender que o certo para um pode ser o errado para o outro. O que é defeito para um pode ser qualidade para outro, assim não existe a verdade ou a certeza absoluta. 

Maria, alegre e extrovertida, apesar de se posicionar assim, pode ser uma pessoa que necessita de algo inverso ao seu modo para se equilibrar, alguém mais sério ou até mesmo tímido, de forma que assim ela passe sua leveza a ele e ele possa colocar um pouco de seriedade em seus dias... Olhando por este ponto de vista o que poderia ser defeitos se anulam para que ambos façam o bem um ao outro de forma que possam ser melhores. No dia a dia, João deixa sua toalha molhada em cima da cama, mas Maria apesar de sempre questionar e pedir mudanças, esse “defeito” não interfere tanto em suas decisões ou sentimentos, pois é irrelevante perto de todo bem que lhe é ofertado, de toda mudança que lhe é feita todos os dias com as grandes qualidades que João lhe proporciona e o inverso também lhe é verdadeiro. 

Pensando assim, quantas vezes deixamos as simples coisas do cotidiano nos atingir esquecendo-nos das grandiosidades que existem nos corações envolvidos? Quantas vezes esquecemos-nos dos momentos perfeitos que temos baseados em sentimentos verdadeiros e apoios singulares, por coisas fúteis do mundo. E quantas vezes nos deixamos iludir pelas coisas fúteis do mundo esquecendo-se de nos apoiar no que realmente vale a pena, no que realmente irá contar como arma para vencer o dia a dia desta vida? Um dia isso lhe será cobrado e quando necessitará, você verá que está sozinho, ou porque se deixou levar pela simples máscara da futilidade ou porque se deixou afastar do porto seguro por estas mesmas futilidades. 

Perfeição? Sim, acredito em Perfeição, e esta se baseia na forma simples de se ver a vida, se baseia em princípios básicos de amor mútuo. Um dia ouvi um conselho de um amigo que me dizia, para se ter uma relação perfeita basta fazer de tudo para que seu parceiro seja feliz, e assim se seu parceiro também pensar e agir desta forma, teremos uma harmonia que se encontrará em felicidade de ambos. Porém tudo é uma via mãos dupla, não adianta apenas doar e não receber, assim como não se tem equilíbrio se só se recebe e nada se faz. 

Faça de seu dia, um dia perfeito, alimente os grandes pontos importantes, exalte os pequenos momentos sinceros e ofusque com isso os pontos humanos que todos temos. 

Seja feliz e faça alguém feliz de verdade, doando-se de verdade e com toda a vontade. 

Seja perfeito para alguém, e este alguém será perfeito para você!


Um comentário:

  1. Gostei do texto =)
    Acho que a chave é mesmo a tolerância, ou seja, ser forte o bastante para dominar um impulso de brigar por pequenas coisas, acabar com uma discussão antes mesmo de ela começar. Para mim tolerar é respeitar, é amar.

    ResponderExcluir