segunda-feira, 30 de abril de 2012

Acorde... Ou morra em seu sonho...

A muito tempo atrás, quando ainda era adolescente, deveria ter uns 16 anos, um grande amigo meu me disse uma frase que carrego comigo, era algo neste sentido... "Nós temos um MUNDO dentro de cada um de nós, mundo tal que nenhuma outra pessoa pode entrar mundo tal que representa o nosso verdadeiro ser, porém tem algumas pessoas, raríssimas pessoas que conseguem chegar perto deste nosso mundo interior, e como se fosse por detrás de um espelho, consegue observar um pouco deste mundo e compreender um pouco mais de nós, essas pessoas são pessoas especiais e inesquecíveis em nossas vidas." Diante dessa lógica de pensamento, nem sempre conseguimos conhecer verdadeiramente o interior de uma pessoa e nem esta pessoa conhece-nos realmente, por isso a convivência nos faz ver quem realmente somos e quem realmente eles são, assim fantasiamos, imaginamos e vivemos intensamente até vermos que o mundo interior daqueles que nos rodeiam não representam bem o que imaginávamos assim nos frustramos, porém não podemos nos deixar levar e desistirmos de nos conhecer e de conhecer o próximo, pois tudo tem seu tempo e seu momento e "tudo tem 3 lados". Acho que esse grande amigo foi sensível possível para compreender um pouco do meu mundo naquele instante, até mesmo naquele momento tão difícil que passei, talvez ele não saiba o quão importante ele foi e ainda é, pois suas palavras ainda ressoam em minha caminhada. Assim penso, quantas pessoas passam pelas nossas vidas e deixam um "pouco" de sí, para que esse "pouco" possa ser tão grandioso para nós... Quanto de mim será que deixei nessa minha caminhada?? Será que estou fazendo valer a pena? E você que me lê, já refletiu sobre isso? O quanto de nós estamos semeando neste mundo, e o melhor O QUE de nós estamos semeando neste mundo? Outro ponto que levo comigo, e que este mesmo amigo me mostrou, é uma parte da bíblia, que vou citar aqui sem nenhuma pretensão religiosa, apenas para reflexão...
"... Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; "1 Coríntios 1:27

Só tenho a agradecer a todas as pessoas que passaram, que estão ou que vão estar em minha vida, vocês são especiais e por mais que não consiga ver isso agora, sei que em breve terei respostas para tudo...

E você que está envolto ao dia-a-dia e não consegue para um pouco, respirar e olhar ao seu redor... ver o quanto de bom tens em suas mão... aproveite, sinta, viva, acorde!!! Acorde ... ou morra em seu sonho...

Obrigada!!!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

PERFEIÇÃO

Sempre pensei na palavra “perfeição”, no nosso amigo Wikpédia essa palavra é denominada da seguinte maneira: “ (do latim perfectione) caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Designa uma circunstância que não possa ser melhorada ainda mais e mais.” Mas reflito sobre uma perfeição um tanto quanto não perfeita por assim dizer. Um envolvimento “perfeito” no qual se pode reunir muitas qualidades e os defeitos serem amenizados ou até mesmo sucumbidos a todas as qualidades reunidas, então neste caso não seria a perfeição, mas será que poderíamos chamar de quase perfeição? Enfim, sempre pensei que um relacionamento entre duas pessoas, amigos, amantes, namorados, marido e mulher, pais e filhos, bicho de estimação e seus donos enfim, qualquer relação da qual deve haver trocas e reciprocidade pode sim ser perfeitos em momentos. 

Que delírios são esses, você deve estar perguntando, são delírios de alguém que acredita que podemos sim reunir duas culturas, dois seres que tem pensamentos e vontades diferentes, ou então situações destoantes que podem comungar em um mesmo caminho harmonioso. Tudo bem, vou tentar me explicar melhor! 

Os seres podem se relacionar mesmos estes sendo de “tribos” diferentes, imagine a seguinte situação, João e Maria (tudo bem, confesso que não fui bem criativa nos nomes) um casal de namorados que viveram em mundos diferentes, talvez não tão destoantes assim, apenas alguns pontos como religião ou criação financeira, porém alguns pontos em comum como carácter e metas, desta forma João é uma pessoa mais calada, um tanto quanto introvertida e Maria pode se dizer uma pessoa interativa, apesar de pontos destoantes podem sim se apaixonar e conviver, pois além do respeito ambos estão oferecendo qualidade nos momentos juntos dos quais podem amenizar ou até mesmo ofuscar os “defeitos” que ambos vêem um no outro. Porque “defeitos que ambos vêem um no outro”? Pelo simples fato que, o que pode ser um defeito para mim não é um defeito para você! Em um exemplo claro, não sou fanática com futebol, uma pessoa fanática do tipo que se envolve ao ponto de deixar finais de semanas com a família para ver seu time preferido SEMPRE que este joga, é um defeito para mim, o que não significa para uma “Maria” que também é fanática com futebol e assim acompanha o seu João. Desta forma podemos entender que o certo para um pode ser o errado para o outro. O que é defeito para um pode ser qualidade para outro, assim não existe a verdade ou a certeza absoluta. 

Maria, alegre e extrovertida, apesar de se posicionar assim, pode ser uma pessoa que necessita de algo inverso ao seu modo para se equilibrar, alguém mais sério ou até mesmo tímido, de forma que assim ela passe sua leveza a ele e ele possa colocar um pouco de seriedade em seus dias... Olhando por este ponto de vista o que poderia ser defeitos se anulam para que ambos façam o bem um ao outro de forma que possam ser melhores. No dia a dia, João deixa sua toalha molhada em cima da cama, mas Maria apesar de sempre questionar e pedir mudanças, esse “defeito” não interfere tanto em suas decisões ou sentimentos, pois é irrelevante perto de todo bem que lhe é ofertado, de toda mudança que lhe é feita todos os dias com as grandes qualidades que João lhe proporciona e o inverso também lhe é verdadeiro. 

Pensando assim, quantas vezes deixamos as simples coisas do cotidiano nos atingir esquecendo-nos das grandiosidades que existem nos corações envolvidos? Quantas vezes esquecemos-nos dos momentos perfeitos que temos baseados em sentimentos verdadeiros e apoios singulares, por coisas fúteis do mundo. E quantas vezes nos deixamos iludir pelas coisas fúteis do mundo esquecendo-se de nos apoiar no que realmente vale a pena, no que realmente irá contar como arma para vencer o dia a dia desta vida? Um dia isso lhe será cobrado e quando necessitará, você verá que está sozinho, ou porque se deixou levar pela simples máscara da futilidade ou porque se deixou afastar do porto seguro por estas mesmas futilidades. 

Perfeição? Sim, acredito em Perfeição, e esta se baseia na forma simples de se ver a vida, se baseia em princípios básicos de amor mútuo. Um dia ouvi um conselho de um amigo que me dizia, para se ter uma relação perfeita basta fazer de tudo para que seu parceiro seja feliz, e assim se seu parceiro também pensar e agir desta forma, teremos uma harmonia que se encontrará em felicidade de ambos. Porém tudo é uma via mãos dupla, não adianta apenas doar e não receber, assim como não se tem equilíbrio se só se recebe e nada se faz. 

Faça de seu dia, um dia perfeito, alimente os grandes pontos importantes, exalte os pequenos momentos sinceros e ofusque com isso os pontos humanos que todos temos. 

Seja feliz e faça alguém feliz de verdade, doando-se de verdade e com toda a vontade. 

Seja perfeito para alguém, e este alguém será perfeito para você!


terça-feira, 24 de abril de 2012

O Porquê do Início...

Confesso que vontade nunca me faltou, talvez coragem ou até mesmo disposição... desde pequena vejo tudo ao meu redor com olhares críticos, tentando entender o porquê de tudo, da vida, dos seres, das ações e reações. Muitas vezes me expressei com desenhos, canções, encenações, criando personagens, escrevendo poesias ou apenas viajando no tempo e no meu mundo.

Na adolescência tive muitos amigos que me enriqueciam ainda mais, que me davam tesouros de criatividade e ideias, que cativavam minha imaginação, que como eu debatiam sobre assuntos banais e sobre temas cruciais.

Entre música e política, refletíamos sobre sentimentos e religiões, sobre o ser humano amável e a origem selvagem.

Tomei coragem, me incentivei, vou escrever geral, vou falar de mim, de você de nós do vizinho, do livro, da música, do passarinho ou do vinho inebriante... Apenas escrever sobre reflexões, pensamentos, criticas ou apenas "causos". Escrever, escrever, escrever... Escrever para quem quiser ler, ou apenas para me expressar sem publico sem aplausos, apenas escrever...

Dedico esse blog aos que me servem de incentivo, aos meus amigos de infância, aos amigos da adolescência, aos amigos de agora e os de sempre, que ultrapassaram o tempo. As histórias aqui citadas poderão parecer próximas ou pessoais, mas não será nada pessoal, os nomes citados serão fictícios e assim poderemos Ao Som da Poesia da Vida refletir sobre nossas próprias vidas.